Como remover UTMs automáticas do Google Merchant
Olá pessoal tudo bem? Nesse tutorial iremos ensinar como remover as UTMs automáticas que são inseridas ao realizar a importação de produtos de seu ecommerce para o Google Merchant.
Esse problema é comum para lojas Shopify ou Magazord, mas pode ocorrer em outras integrações, nesse cenário os anúncios que utilizam os produtos do Google Merchant não irão possuir as UTMs definidas no padrão da Nemu:
{lpurl}?utm_source=google&utm_medium=cpc_{adgroupid}&utm_campaign={campaignid}&utm_content={creative}&utm_term={keyword}
Mas sim um padrão definido pela própria integração, para a shopify as UTMs se parecerão com o seguinte:
utm_source=google&utm_medium=product_sync&utm_campaign=sag_organic&utm_content=sag_organic
Para a Magazord o padrão utilizado é:
utm_source=google&utm_medium=ads&utm_campaign=nome-do-produto
Dessa forma as vendas na Nemu irão marcar com esse padrão de UTMs definidos pela integração, impossibilitando identificar de qual campanha a venda ocorreu, para resolver esse problema basta seguir os passos abaixo:
Login de administrador no Google Merchant da loja que será configurada
Para isso verfiique em configurações -> complementos se você possui o complemento "gerenciamento avançado de fonte de dados" ou "Advanced data source management", caso o complemento já esteja instalado ele irá estar disponível na aba "seus complementos"

Feito isso clique em "Acessar gerenciamento avançado de fote de dados":
# 2. Passo: Adicionar regra para remoção de UTMs do link
Ao acessar o gerenciamento avançado de fonte de dados, clique na origem de dados da sua integração:
Clique na aba "regras de atributo" e em "adicionar regra de atributo
Busque pela opção "link" no campo de busca e selecione a opção que contenha apenas a palavra "link"

Na página a seguir selecione a opção "Definir como" e na caixa de seleção selecione "link" da "Content API" e por fim clique em "OK"

Clique em "adicionar modificação"

Busque por "otimizar URL", iremos utilizar o recurso de remoção de parâmetro, basta selecioná-lo conforme a imagem, iremos adicionar uma remoção para cada UTM, ou seja: utm_source, utm_medium, utm_content e utm_campaign
Adicionando todos os parâmetros a configuração deve estar da seguinte forma, após a revisão basta clicar em "ok"

Você pode consultar a prévia de como ficará o link final do produto clicando em "mostrar prévia", clique e visualize como ficará a URL final, nota-se que as UTMs exibidas no primeiro link foram removidas após a aplicação da regra, após a confirmação clique em "Salvar como rascunho"

De volta a tela de "regras de atributos", clique em "definir como" e selecione a opção "link" da categoria "atributos processados", não pode ser da "Content API", pois dessa forma estaremos utilizando o link que já definimos na regra anterior

Feito isso podemos confirmar em "prévia" de que o link final não possui UTMs, após essa confirmação basta clicar em "salvar como rascunho"
# 4. Passo: Testar e aplicar as regras
⚠️ ATENÇÃO: É essencial aguardar os resultados do teste do Google Merchant para prosseguir com a aplicação das regras, pois configurações erradas podem fazer com que os produtos do Google Merchant sejam desativados automáticamente
Após todas as configurações clique em "Testar regras" e aguarde o processamento

Após o Google Merchant validar como correto todas as alterações você pode aplicar as alterações, caso o Google informe erros a 1 ou mais produtos, contate o nosso suporte antes de prosseguir com a aplicação

Feito as configurações corretamente as próximas vendas de anúncios voltados ao Google Merchant irão marcar 100% em seu dashboard de campanhas da Nemu.
Esse problema é comum para lojas Shopify ou Magazord, mas pode ocorrer em outras integrações, nesse cenário os anúncios que utilizam os produtos do Google Merchant não irão possuir as UTMs definidas no padrão da Nemu:
{lpurl}?utm_source=google&utm_medium=cpc_{adgroupid}&utm_campaign={campaignid}&utm_content={creative}&utm_term={keyword}
Mas sim um padrão definido pela própria integração, para a shopify as UTMs se parecerão com o seguinte:
utm_source=google&utm_medium=product_sync&utm_campaign=sag_organic&utm_content=sag_organic
Para a Magazord o padrão utilizado é:
utm_source=google&utm_medium=ads&utm_campaign=nome-do-produto
Dessa forma as vendas na Nemu irão marcar com esse padrão de UTMs definidos pela integração, impossibilitando identificar de qual campanha a venda ocorreu, para resolver esse problema basta seguir os passos abaixo:
Para realizar essa configuração você precisará ter
Login de administrador no Google Merchant da loja que será configurada
1. Passo: Habilitar gerenciamento avançado de fonte de dados
Para isso verfiique em configurações -> complementos se você possui o complemento "gerenciamento avançado de fonte de dados" ou "Advanced data source management", caso o complemento já esteja instalado ele irá estar disponível na aba "seus complementos"


Feito isso clique em "Acessar gerenciamento avançado de fote de dados":

Ao acessar o gerenciamento avançado de fonte de dados, clique na origem de dados da sua integração:



Na página a seguir selecione a opção "Definir como" e na caixa de seleção selecione "link" da "Content API" e por fim clique em "OK"

Clique em "adicionar modificação"

Busque por "otimizar URL", iremos utilizar o recurso de remoção de parâmetro, basta selecioná-lo conforme a imagem, iremos adicionar uma remoção para cada UTM, ou seja: utm_source, utm_medium, utm_content e utm_campaign

Adicionando todos os parâmetros a configuração deve estar da seguinte forma, após a revisão basta clicar em "ok"

Você pode consultar a prévia de como ficará o link final do produto clicando em "mostrar prévia", clique e visualize como ficará a URL final, nota-se que as UTMs exibidas no primeiro link foram removidas após a aplicação da regra, após a confirmação clique em "Salvar como rascunho"


3. Passo: Edição do link canônico
De volta a tela de "regras de atributos", clique em "definir como" e selecione a opção "link" da categoria "atributos processados", não pode ser da "Content API", pois dessa forma estaremos utilizando o link que já definimos na regra anterior

Feito isso podemos confirmar em "prévia" de que o link final não possui UTMs, após essa confirmação basta clicar em "salvar como rascunho"

⚠️ ATENÇÃO: É essencial aguardar os resultados do teste do Google Merchant para prosseguir com a aplicação das regras, pois configurações erradas podem fazer com que os produtos do Google Merchant sejam desativados automáticamente
Após todas as configurações clique em "Testar regras" e aguarde o processamento

Após o Google Merchant validar como correto todas as alterações você pode aplicar as alterações, caso o Google informe erros a 1 ou mais produtos, contate o nosso suporte antes de prosseguir com a aplicação

Feito as configurações corretamente as próximas vendas de anúncios voltados ao Google Merchant irão marcar 100% em seu dashboard de campanhas da Nemu.
Atualizado em: 02/04/2025
Obrigado!