Como funcionam as UTMs Nemu?
Como funcionam as UTMs?
Neste artigo vamos explorar mais a fundo o que são UTMs e como configurá-las em plataformas como Facebook, Google, Pinterest, Tiktok e até mesmo em links orgânicos.
Observações
- Os parâmetros
nemu_*
são utilizados exclusivamente pela plataforma Nemu para rastrear desempenho de campanhas, conjuntos e anúncios. - As UTMs da Nemu podem conviver com a UTMs que você já usa. Ou seja, não é preciso substituí-las, mas complementá-las com as nossas UTMs. Mais detalhes abaixo.
- Caso não sejam fornecidos parâmetros
nemu_*
o pixel da Nemu utilizará de forma alternativa os parâmetros de UTMs tradicionais caso estejam presentes na URL - A inclusão correta garante dados mais precisos nos relatórios de atribuição de vendas e performance.
O que são UTMs?
UTMs, baseados na antiga ferramenta de análise web chamada Urchin, são fragmentos de texto adicionados ao final de um URL para fornecer informações específicas sobre a origem do tráfego. Eles consistem em parâmetros, cada um com um propósito distinto:
- Source (Origem): Indica a fonte de onde o tráfego está vindo, como Google, Facebook, etc.
- Medium (Meio): Define o tipo de tráfego, como social, cpc (custo por clique), orgânico, entre outros.
- Campaign (Campanha): Identifica a campanha específica que está direcionando o tráfego, como uma promoção de feriado ou um lançamento de produto.
- Term (Palavra-chave): Usado principalmente em anúncios pagos para rastrear palavras-chave específicas.
- Content (Conteúdo): Utilizado para diferenciar anúncios ou links semelhantes que direcionam para o mesmo URL.
Esses parâmetros, quando combinados e adicionados ao final de um URL, fornecem informações valiosas sobre a eficácia das diferentes estratégias de marketing.
Sumário
- Como configurar UTMs no Facebook?
- Como configurar as UTMs no Google?
- Como configurar as UTMs no Tiktok Ads?
- Como configurar as UTMs no Pinterest?
- Como configurar UTMs orgânicas?
Como configurar as UTMs no Meta/Facebook?
Configurar UTMs para rastrear links do Facebook é simples:
Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.
Padrões de UTMs
✅ Padrão:
nemu_source=facebook&nemu_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&nemu_medium={{adset.name}}|{{adset.id}}&nemu_content={{ad.name}}|{{ad.id}}
✅ Hotmart:
src=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}
nemu_source=facebook&nemu_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&nemu_medium={{adset.name}}|{{adset.id}}&nemu_content={{ad.name}}|{{ad.id}}
✅ Hotmart Afiliados:
sck=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}
nemu_source=facebook&nemu_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&nemu_medium={{adset.name}}|{{adset.id}}&nemu_content={{ad.name}}|{{ad.id}}
Exemplo Completo de URL Final
✅ Somente Nemu UTMs:
✅ Com UTMs tradicionais + Nemu:
Se você já utiliza UTMs tradicionais (ex: Google Analytics), mantenha-as e adicione os UTMs da Nemu no final:
❗Passo a passo logo abaixo:
- Entre no gerenciador de anúncios do Facebook.
- Selecione todos os anúncios em seguida clique em "Editar".
- Desça até "Parâmetros de URL" e cole a configuração de acordo com seu checkout.
- Por fim clique em "Publicar".
Como configurar as UTMs no Google?
Configurar UTMs para rastrear links do Google Ads é simples:
Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.
Padrões de UTMs
✅ Padrão:
{lpurl}?nemu_source=google&nemu_campaign={campaignid}&nemu_medium={adgroupid}&nemu_content={creative}&nemu_term={keyword}
✅ Hotmart:
{lpurl}?src=google|{creative}|{adgroupid}|{campaignid}|{keyword}
✅ Hotmart Afiliados:
{lpurl}?sck=google|{creative}|{adgroupid}|{campaignid}|{keyword}
Se você já utiliza UTMs tradicionais (ex: utm_source, utm_campaign, etc.):
Se você já possui UTMs configuradas em suas URLs no Google Ads, não precisa removê-las.
Basta adicionar os parâmetros da Nemu no final da URL, mantendo os parâmetros tradicionais que você já usa.
Exemplo com UTMs tradicionais + UTMs da Nemu:
{lpurl}?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=promo_julho&nemu_source=google&nemu_campaign={campaignid}&nemu_medium={adgroupid}&nemu_content={creative}&nemu_term={keyword}
Passo a passo no Gerenciador de Anúncios do Google:
- Entre no gerenciador de anúncios do google ads
- Selecione todas as campanhas.
- Clique em Configurações e em Configurações de conta:
- Clique em Acompanhamento e cole a configuração de UTMs para o google no campo "Modelo de acompanhamento"
- Clique em Salvar
Como configurar as UTMs no TikTok Ads
Padrões de UTMs
✅ Padrão:
nemu_source=tiktok&nemu_campaign=__CAMPAIGN_NAME__|__CAMPAIGN_ID__&nemu_medium=__AID_NAME__|__AID__&nemu_content=__CID_NAME__|__CID__
✅ Hotmart:
src=tiktok|__CAMPAIGN_NAME__|__CAMPAIGN_ID__|__CID_NAME__|__CID__|__AID_NAME__|__AID__
✅ Hotmart Afiliados:
sck=tiktok|__CAMPAIGN_NAME__|__CAMPAIGN_ID__|__CID_NAME__|__CID__|__AID_NAME__|__AID__
Passo a passo no Gerenciador de Anúncios do TikTok
seção de criação do anúncio, insira a URL de destino. Anexe os parâmetros UTM à URL. Aqui está um exemplo de como a URL pode ser formatada:
Exemplo:
https://www.exemplo.com/pagina-de-destino?nemu_source=tiktok&nemu_campaign=__CAMPAIGN_NAME__|__CAMPAIGN_ID__&nemu_medium=__AID_NAME__|__AID__&nemu_content=__CID_NAME__|__CID__
Caso você já utilize UTMs tradicionais:
Se você já utiliza UTMs tradicionais (como utm_source, utm_medium, utm_campaign, etc.) para ferramentas como Google Analytics, não precisa removê-las. Basta adicionar os parâmetros da Nemu ao final da URL de destino.
Exemplo com UTMs tradicionais + Nemu:
https://www.exemplo.com/pagina-de-destino?utm_source=tiktok&utm_medium=cpc&utm_campaign=promo_julho&nemu_source=tiktok&nemu_campaign=__CAMPAIGN_NAME__|__CAMPAIGN_ID__&nemu_medium=__AID_NAME__|__AID__&nemu_content=__CID_NAME__|__CID
Como configurar as UTMs no Pinterest Ads
Padrão de UTMs
✅ Padrão:
nemu_source=pinterest
nemu_campaign={campaignname}|{campaignid}
nemu_medium={adgroupname}|{adgroupid}
nemu_content={adid}
✅ Hotmart:
src=pinterest|{campaignname}|{adgroupname}|{campaignid}|{adgroupid}|{adid}
✅ Hotmart Afiliados:
sck=pinterest|{campaignname}|{adgroupname}|{campaignid}|{adgroupid}|{adid}
Caso você já utilize UTMs tradicionais:
Se você já utiliza UTMs tradicionais como utm_source, utm_campaign, utm_medium, etc., não é necessário removê-las.
Basta adicionar os parâmetros da Nemu ao final da URL, garantindo que ambas as ferramentas (ex: Google Analytics e Nemu) possam coletar os dados corretamente.
✅ Exemplo de URL com UTMs tradicionais + UTMs da Nemu:
Como configurar UTMs orgânicas?
Antes de começar, é importante entender os diferentes parâmetros UTM. Você pode saber mais sobre eles no início desta documentação.
Agora que você está familiarizado com os parâmetros UTM, vamos seguir o passo a passo:
- Primeiramente, verifique se o seu link já contém o caractere de interrogação (?). Por exemplo, vamos considerar o seguinte link:
https://meucheckout.com/?id=01
. Neste caso, o link no qual desejo adicionar UTMs manuais já possui o caractere (?).
- Para adicionar um parâmetro UTM, é necessário inserir o caractere de ampersand (&) antes de cada novo parâmetro.
Por exemplo, ao adicionar o nemu_source
, o link ficaria assim: https://meucheckout.com/?id=01&nemu_source=instagram
.
Vamos agora examinar outro exemplo com este link: https://meusite.com/
.
- Ao analisarmos este link, percebemos que não contém nenhum parâmetro de URL. Neste caso, para adicionar o primeiro parâmetro UTM, precisaremos inserir o caractere (?) antes do primeiro parâmetro, e os próximos serão adicionados utilizando o caractere (&).
O link final ficaria assim: https://meusite.com/?nemu_source=instagram
ou https://meusite.com/?nemu_source=instagram&nemu_medium=organic
para mais de um parâmetro UTM.
nemu_source=instagram
e nemu_medium=organic
são valores de exemplo, você pode adicionar qualquer valor que atenda sua necessidade depois do ( = ).
Caso você já utilize UTMs tradicionais em canais orgânicos:
Se você já utiliza UTMs tradicionais como utm_source, utm_campaign, utm_medium, etc., não é necessário removê-las.
Basta adicionar os parâmetros da Nemu ao final da URL caso faça sentido que os parâmetros da Nemu possuam valores diferentes das UTMs padrões, garantindo que ambas as ferramentas (ex: Google Analytics e Nemu) possam coletar os dados corretamente.
Atualizado em: 23/07/2025
Obrigado!