Como funcionam as UTMs Nemu?

Como funcionam as UTMs?

Neste artigo vamos explorar mais a fundo o que são UTMs e como configurá-las em plataformas como Facebook, Google, Pinterest, Tiktok e até mesmo em links orgânicos.


Observações

  • Os parâmetros nemu_* são utilizados exclusivamente pela plataforma Nemu para rastrear desempenho de campanhas, conjuntos e anúncios.
  • As UTMs da Nemu podem conviver com a UTMs que você já usa. Ou seja, não é preciso substituí-las, mas complementá-las com as nossas UTMs. Mais detalhes abaixo.
  • Caso não sejam fornecidos parâmetros nemu_* o pixel da Nemu utilizará de forma alternativa os parâmetros de UTMs tradicionais caso estejam presentes na URL
  • A inclusão correta garante dados mais precisos nos relatórios de atribuição de vendas e performance.


O que são UTMs?

UTMs, baseados na antiga ferramenta de análise web chamada Urchin, são fragmentos de texto adicionados ao final de um URL para fornecer informações específicas sobre a origem do tráfego. Eles consistem em parâmetros, cada um com um propósito distinto:


  • Source (Origem): Indica a fonte de onde o tráfego está vindo, como Google, Facebook, etc.
  • Medium (Meio): Define o tipo de tráfego, como social, cpc (custo por clique), orgânico, entre outros.
  • Campaign (Campanha): Identifica a campanha específica que está direcionando o tráfego, como uma promoção de feriado ou um lançamento de produto.
  • Term (Palavra-chave): Usado principalmente em anúncios pagos para rastrear palavras-chave específicas.
  • Content (Conteúdo): Utilizado para diferenciar anúncios ou links semelhantes que direcionam para o mesmo URL.


Esses parâmetros, quando combinados e adicionados ao final de um URL, fornecem informações valiosas sobre a eficácia das diferentes estratégias de marketing.


Sumário


Como configurar as UTMs no Meta/Facebook?

Configurar UTMs para rastrear links do Facebook é simples:


Siga o passo a passo abaixo ou, se preferir, assista a este vídeo tutorial: Clique aqui para ver o vídeo



Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.


Padrões de UTMs


✅ Padrão:

nemu_source=facebook&nemu_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&nemu_medium={{adset.name}}|{{adset.id}}&nemu_content={{ad.name}}|{{ad.id}}


✅ Hotmart:

src=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}
nemu_source=facebook&nemu_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&nemu_medium={{adset.name}}|{{adset.id}}&nemu_content={{ad.name}}|{{ad.id}}


✅ Hotmart Afiliados:

sck=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}
nemu_source=facebook&nemu_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&nemu_medium={{adset.name}}|{{adset.id}}&nemu_content={{ad.name}}|{{ad.id}}


Exemplo Completo de URL Final

✅ Somente Nemu UTMs:


https://www.exemplo.com/produto?nemu_source=facebook&nemu_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&nemu_medium={{adset.name}}|{{adset.id}}&nemu_content={{ad.name}}|{{ad.id}}


✅ Com UTMs tradicionais + Nemu:


Se você já utiliza UTMs tradicionais (ex: Google Analytics), mantenha-as e adicione os UTMs da Nemu no final:


https://www.exemplo.com/produto?utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=promo_julho&nemu_source=facebook&nemu_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&nemu_medium={{adset.name}}|{{adset.id}}&nemu_content={{ad.name}}|{{ad.id}}


❗Passo a passo logo abaixo:


  1. Entre no gerenciador de anúncios do Facebook.
  2. Selecione todos os anúncios em seguida clique em "Editar".


Selecionando anúncios no gerenciador

  1. Desça até "Parâmetros de URL" e cole a configuração de acordo com seu checkout.
  2. Por fim clique em "Publicar".


Colando a configuração de UTMs em parâmetros de URL

Como configurar as UTMs no Google?

Configurar UTMs para rastrear links do Google Ads é simples:


Siga o passo a passo abaixo ou, se preferir, assista a este vídeo tutorial: Clique aqui para ver o vídeo


Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.


Padrões de UTMs

Padrão:

{lpurl}?nemu_source=google&nemu_campaign={campaignid}&nemu_medium={adgroupid}&nemu_content={creative}&nemu_term={keyword}



Hotmart:

{lpurl}?src=google|{creative}|{adgroupid}|{campaignid}|{keyword}



Hotmart Afiliados:

{lpurl}?sck=google|{creative}|{adgroupid}|{campaignid}|{keyword}



Se você já utiliza UTMs tradicionais (ex: utm_source, utm_campaign, etc.):


Se você já possui UTMs configuradas em suas URLs no Google Ads, não precisa removê-las.

Basta adicionar os parâmetros da Nemu no final da URL, mantendo os parâmetros tradicionais que você já usa.


Exemplo com UTMs tradicionais + UTMs da Nemu:


{lpurl}?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=promo_julho&nemu_source=google&nemu_campaign={campaignid}&nemu_medium={adgroupid}&nemu_content={creative}&nemu_term={keyword}


Passo a passo no Gerenciador de Anúncios do Google:


  • Entre no gerenciador de anúncios do google ads
  • Selecione todas as campanhas.


Selecionando todas as campanhas do Google Ads

  • Clique em Configurações e em Configurações de conta:


Configurações de conta

  • Clique em Acompanhamento e cole a configuração de UTMs para o google no campo "Modelo de acompanhamento"
  • Clique em Salvar

Colando a configuração de UTMs

Como configurar as UTMs no TikTok Ads


Padrões de UTMs


Padrão:

nemu_source=tiktok&nemu_campaign=__CAMPAIGN_NAME__|__CAMPAIGN_ID__&nemu_medium=__AID_NAME__|__AID__&nemu_content=__CID_NAME__|__CID__


Hotmart:

src=tiktok|__CAMPAIGN_NAME__|__CAMPAIGN_ID__|__CID_NAME__|__CID__|__AID_NAME__|__AID__


Hotmart Afiliados:

sck=tiktok|__CAMPAIGN_NAME__|__CAMPAIGN_ID__|__CID_NAME__|__CID__|__AID_NAME__|__AID__


Passo a passo no Gerenciador de Anúncios do TikTok

seção de criação do anúncio, insira a URL de destino. Anexe os parâmetros UTM à URL. Aqui está um exemplo de como a URL pode ser formatada:


Exemplo:

https://www.exemplo.com/pagina-de-destino?nemu_source=tiktok&nemu_campaign=__CAMPAIGN_NAME__|__CAMPAIGN_ID__&nemu_medium=__AID_NAME__|__AID__&nemu_content=__CID_NAME__|__CID__


Caso você já utilize UTMs tradicionais:

Se você já utiliza UTMs tradicionais (como utm_source, utm_medium, utm_campaign, etc.) para ferramentas como Google Analytics, não precisa removê-las. Basta adicionar os parâmetros da Nemu ao final da URL de destino.


Exemplo com UTMs tradicionais + Nemu:

https://www.exemplo.com/pagina-de-destino?utm_source=tiktok&utm_medium=cpc&utm_campaign=promo_julho&nemu_source=tiktok&nemu_campaign=__CAMPAIGN_NAME__|__CAMPAIGN_ID__&nemu_medium=__AID_NAME__|__AID__&nemu_content=__CID_NAME__|__CID


Como configurar as UTMs no Pinterest Ads


Padrão de UTMs


Padrão:

nemu_source=pinterest

nemu_campaign={campaignname}|{campaignid}

nemu_medium={adgroupname}|{adgroupid}

nemu_content={adid}


Hotmart:

src=pinterest|{campaignname}|{adgroupname}|{campaignid}|{adgroupid}|{adid}


Hotmart Afiliados:

sck=pinterest|{campaignname}|{adgroupname}|{campaignid}|{adgroupid}|{adid}


Caso você já utilize UTMs tradicionais:

Se você já utiliza UTMs tradicionais como utm_source, utm_campaign, utm_medium, etc., não é necessário removê-las.

Basta adicionar os parâmetros da Nemu ao final da URL, garantindo que ambas as ferramentas (ex: Google Analytics e Nemu) possam coletar os dados corretamente.


Exemplo de URL com UTMs tradicionais + UTMs da Nemu:

https://www.exemplo.com/checkout?utm_source=pinterest&utm_medium=cpc&utm_campaign=promo_inverno&nemu_source=pinterest&nemu_campaign={campaignname}|{campaignid}&nemu_medium={adgroupname}|{adgroupid}&nemu_content={adid}


Como configurar UTMs orgânicas?


Antes de começar, é importante entender os diferentes parâmetros UTM. Você pode saber mais sobre eles no início desta documentação.


Agora que você está familiarizado com os parâmetros UTM, vamos seguir o passo a passo:


  1. Primeiramente, verifique se o seu link já contém o caractere de interrogação (?). Por exemplo, vamos considerar o seguinte link: https://meucheckout.com/?id=01. Neste caso, o link no qual desejo adicionar UTMs manuais já possui o caractere (?).


  1. Para adicionar um parâmetro UTM, é necessário inserir o caractere de ampersand (&) antes de cada novo parâmetro.


Por exemplo, ao adicionar o nemu_source, o link ficaria assim: https://meucheckout.com/?id=01&nemu_source=instagram.


Vamos agora examinar outro exemplo com este link: https://meusite.com/.


  • Ao analisarmos este link, percebemos que não contém nenhum parâmetro de URL. Neste caso, para adicionar o primeiro parâmetro UTM, precisaremos inserir o caractere (?) antes do primeiro parâmetro, e os próximos serão adicionados utilizando o caractere (&).


O link final ficaria assim: https://meusite.com/?nemu_source=instagram ou https://meusite.com/?nemu_source=instagram&nemu_medium=organic para mais de um parâmetro UTM.


nemu_source=instagram e nemu_medium=organic são valores de exemplo, você pode adicionar qualquer valor que atenda sua necessidade depois do ( = ).

Caso você já utilize UTMs tradicionais em canais orgânicos:

Se você já utiliza UTMs tradicionais como utm_source, utm_campaign, utm_medium, etc., não é necessário removê-las.


Basta adicionar os parâmetros da Nemu ao final da URL caso faça sentido que os parâmetros da Nemu possuam valores diferentes das UTMs padrões, garantindo que ambas as ferramentas (ex: Google Analytics e Nemu) possam coletar os dados corretamente.


Exemplo: https://meusite.com/?utm_source=instagram&utm_medium=organic&nemu_source=instagram&nemu_medium=reels-1










Atualizado em: 23/07/2025

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