Artigos sobre: Setup Inicial

Como funcionam as UTMs?

Olá Trackers! Neste artigo vamos explorar mais a fundo o que são UTMs e como configurá-los em plataformas como Facebook, Google e até mesmo em links orgânicos.


Sumário



Como configurar as UTMs no Facebook ?


Configurar UTMs para rastrear links do Facebook é simples:


Siga o passo a passo abaixo ou, se preferir, assista a este vídeo tutorial: Clique aqui para ver o vídeo


Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.



Checkout

UTMs

Padrão

utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}{{ad.id}}

Meta

utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}{{campaign.id}}&utm_medium=cpc&utm_content={{ad.name}}{{ad.id}}&utm_term={{adset.name}}{{adset.id}}

Hotmart

src=facebook{{adset.name}}{{campaign.name}}{{ad.name}}{{campaign.id}}{{adset.id}}{{ad.id}}&utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}{{ad.id}}

Hotmart-Afiliados

src=facebook{{adset.name}}{{campaign.name}}{{ad.name}}{{campaign.id}}{{adset.id}}{{ad.id}}&sck=facebook{{adset.name}}{{campaign.name}}{{ad.name}}{{campaign.id}}{{adset.id}}{{ad.id}}&utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}&utm_content={{ad.name}}{{adset.id}}&utm_term={{ad.id}}

Vega + Shopify

utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}{{ad.id}}



❗Passo a passo logo abaixo:


  1. Entre no gerenciador de anúncios do Facebook.
  2. Selecione todos os anúncios em seguida clique em "Editar".


Selecionando anúncios no gerenciador


  1. Desça até "Parâmetros de URL" e cole a configuração de acordo com seu checkout.
  2. Por fim clique em "Publicar".


Colando a configuração de UTMs em Parâmetros de URL




Como configurar as UTMs no Google ?


Configurar UTMs para rastrear links do Google Ads é simples:


Siga o passo a passo abaixo ou, se preferir, assista a este vídeo tutorial: Clique aqui para ver o vídeo


Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.


Checkout

UTMs

Padrão

{lpurl}?utm_source=google&utm_medium=cpc_{adgroupid}&utm_campaign={campaignid}&utm_content={creative}&utm_term={keyword}

Google Ads

{lpurl}?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign={campaignid}_{adgroupid}&utm_content={creative}&utm_term={keyword}

Hotmart

{lpurl}?src=google{creative}-{adgroupid}{campaignid}{keyword}

Hotmart Afiliados

{lpurl}?sck=google{creative}-{adgroupid}{campaignid}{keyword}


❗Passo a passo logo abaixo:


  • Entre no gerenciador de anúncios do google ads
  • Selecione todas as campanhas.



Selecionando todas as campanhas do google ads


  • Clique em Configurações e em Configurações de conta:


Configurações de conta


  • Clique em Codificação automática e desabilite-a


Desabilitando a codificação automática


  • Clique em Acompanhamento e cole a configuração de UTMs para o google no campo "Modelo de acompanhamento"
  • Clique em Salvar


Colando a configuração de UTMs


O que são UTMs?


UTMs, baseados na antiga ferramenta de análise web chamada Urchin, são fragmentos de texto adicionados ao final de um URL para fornecer informações específicas sobre a origem do tráfego. Eles consistem em parâmetros, cada um com um propósito distinto:


  • Source (Origem): Indica a fonte de onde o tráfego está vindo, como Google, Facebook, etc.
  • Medium (Meio): Define o tipo de tráfego, como social, cpc (custo por clique), orgânico, entre outros.
  • Campaign (Campanha): Identifica a campanha específica que está direcionando o tráfego, como uma promoção de feriado ou um lançamento de produto.
  • Term (Palavra-chave): Usado principalmente em anúncios pagos para rastrear palavras-chave específicas.
  • Content (Conteúdo): Utilizado para diferenciar anúncios ou links semelhantes que direcionam para o mesmo URL.


Esses parâmetros, quando combinados e adicionados ao final de um URL, fornecem informações valiosas sobre a eficácia das diferentes estratégias de marketing.


Como configurar UTMs orgânicas?


Antes de começar, é importante entender os diferentes parâmetros UTM. Você pode saber mais sobre eles no início desta documentação.


Agora que você está familiarizado com os parâmetros UTM, vamos seguir o passo a passo:


  1. Primeiramente, verifique se o seu link já contém o caractere de interrogação (?). Por exemplo, vamos considerar o seguinte link: https://meucheckout.com/?id=01. Neste caso, o link no qual desejo adicionar UTMs manuais já possui o caractere (?).


  1. Para adicionar um parâmetro UTM, é necessário inserir o caractere de ampersand (&) antes de cada novo parâmetro.


Por exemplo, ao adicionar o utm_source, o link ficaria assim: https://meucheckout.com/?id=01&utm_source=instagram.


Vamos agora examinar outro exemplo com este link: https://meusite.com/.


  • Ao analisarmos este link, percebemos que não contém nenhum parâmetro de URL. Neste caso, para adicionar o primeiro parâmetro UTM, precisaremos inserir o caractere (?) antes do primeiro parâmetro, e os próximos serão adicionados utilizando o caractere (&).


O link final ficaria assim: https://meusite.com/?utm_source=instagram ou https://meusite.com/?utm_source=instagram&utm_medium=organic para mais de um parâmetro UTM.


utm_source=instagram e utm_medium=organic são valores de exemplo, você pode adicionar qualquer valor que atenda sua necessidade depois do ( = ).

Atualizado em: 11/07/2025

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!