Como funcionam as UTMs?
Olá Trackers! Neste artigo vamos explorar mais a fundo o que são UTMs e como configurá-los em plataformas como Facebook, Google e até mesmo em links orgânicos.
- Como configurar as UTMs no Facebook?
- Como configurar as UTMs no Google?
- O que são UTMs?
- Como configurar UTMs orgânicas?
Configurar UTMs para rastrear links do Facebook é simples:
Siga o passo a passo abaixo ou, se preferir, assista a este vídeo tutorial: Clique aqui para ver o vídeo
Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.
Entre no gerenciador de anúncios do Facebook.
Selecione todos os anúncios em seguida clique em "Editar".
Desça até "Parâmetros de URL" e cole a configuração de acordo com seu checkout.
Por fim clique em "Publicar".
Configurar UTMs para rastrear links do Google Ads é simples:
Siga o passo a passo abaixo ou, se preferir, assista a este vídeo tutorial: Clique aqui para ver o vídeo
Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.
Entre no gerenciador de anúncios do google ads
Selecione todas as campanhas.
Clique em Configurações e em Configurações de conta:
Clique em Codificação automática e desabilite-a
Clique em Acompanhamento e cole a configuração de UTMs para o google no campo "Modelo de acompanhamento"
Clique em Salvar
UTMs, baseados na antiga ferramenta de análise web chamada Urchin, são fragmentos de texto adicionados ao final de um URL para fornecer informações específicas sobre a origem do tráfego. Eles consistem em parâmetros, cada um com um propósito distinto:
Source (Origem): Indica a fonte de onde o tráfego está vindo, como Google, Facebook, etc.
Medium (Meio): Define o tipo de tráfego, como social, cpc (custo por clique), orgânico, entre outros.
Campaign (Campanha): Identifica a campanha específica que está direcionando o tráfego, como uma promoção de feriado ou um lançamento de produto.
Term (Palavra-chave): Usado principalmente em anúncios pagos para rastrear palavras-chave específicas.
Content (Conteúdo): Utilizado para diferenciar anúncios ou links semelhantes que direcionam para o mesmo URL.
Esses parâmetros, quando combinados e adicionados ao final de um URL, fornecem informações valiosas sobre a eficácia das diferentes estratégias de marketing.
Antes de começar, é importante entender os diferentes parâmetros UTM. Você pode saber mais sobre eles no início desta documentação.
Agora que você está familiarizado com os parâmetros UTM, vamos seguir o passo a passo:
Primeiramente, verifique se o seu link já contém o caractere de interrogação (?). Por exemplo, vamos considerar o seguinte link: https://meucheckout.com/?id=01. Neste caso, o link no qual desejo adicionar UTMs manuais já possui o caractere (?).
Para adicionar um parâmetro UTM, é necessário inserir o caractere de ampersand (&) antes de cada novo parâmetro.
Por exemplo, ao adicionar o utm_source, o link ficaria assim: https://meucheckout.com/?id=01&utm_source=instagram.
Vamos agora examinar outro exemplo com este link: https://meusite.com/.
- Ao analisarmos este link, percebemos que não contém nenhum parâmetro de URL. Neste caso, para adicionar o primeiro parâmetro UTM, precisaremos inserir o caractere (?) antes do primeiro parâmetro, e os próximos serão adicionados utilizando o caractere (&).
O link final ficaria assim: https://meusite.com/?utm_source=instagram ou https://meusite.com/?utm_source=instagram&utm_medium=organic para mais de um parâmetro UTM.
`utm_source=instagram` e `utm_medium=organic` são valores de exemplo, você pode adicionar qualquer valor que atenda sua necessidade depois do ( = ).
Sumário
- Como configurar as UTMs no Facebook?
- Como configurar as UTMs no Google?
- O que são UTMs?
- Como configurar UTMs orgânicas?
Como configurar as UTMs no Facebook ?
Configurar UTMs para rastrear links do Facebook é simples:
Siga o passo a passo abaixo ou, se preferir, assista a este vídeo tutorial: Clique aqui para ver o vídeo
Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.
Checkout | UTMs |
---|---|
Padrão | utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}|{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}|{{ad.id}} |
Hotmart | src=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}&utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}|{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}|{{ad.id}} |
Hotmart Afiliados | src=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}&sck=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}&utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}|{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}|{{ad.id}} |
Vega + Shopify | utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}\{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}\{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}\{{ad.id}} |
❗Passo a passo logo abaixo:
Entre no gerenciador de anúncios do Facebook.
Selecione todos os anúncios em seguida clique em "Editar".
Desça até "Parâmetros de URL" e cole a configuração de acordo com seu checkout.
Por fim clique em "Publicar".
Como configurar as UTMs no Google ?
Configurar UTMs para rastrear links do Google Ads é simples:
Siga o passo a passo abaixo ou, se preferir, assista a este vídeo tutorial: Clique aqui para ver o vídeo
Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.
Checkout | UTMs |
---|---|
Padrão | {lpurl}?utm_source=google&utm_medium=cpc_{adgroupid}&utm_campaign={campaignid}&utm_content={creative}&utm_term={keyword} |
Hotmart | {lpurl}?src=google|{creative}-{adgroupid}|{campaignid}|{keyword} |
Hotmart Afiliados | {lpurl}?sck=google|{creative}-{adgroupid}|{campaignid}|{keyword} |
❗Passo a passo logo abaixo:
Entre no gerenciador de anúncios do google ads
Selecione todas as campanhas.
Clique em Configurações e em Configurações de conta:
Clique em Codificação automática e desabilite-a
Clique em Acompanhamento e cole a configuração de UTMs para o google no campo "Modelo de acompanhamento"
Clique em Salvar
O que são UTMs?
UTMs, baseados na antiga ferramenta de análise web chamada Urchin, são fragmentos de texto adicionados ao final de um URL para fornecer informações específicas sobre a origem do tráfego. Eles consistem em parâmetros, cada um com um propósito distinto:
Source (Origem): Indica a fonte de onde o tráfego está vindo, como Google, Facebook, etc.
Medium (Meio): Define o tipo de tráfego, como social, cpc (custo por clique), orgânico, entre outros.
Campaign (Campanha): Identifica a campanha específica que está direcionando o tráfego, como uma promoção de feriado ou um lançamento de produto.
Term (Palavra-chave): Usado principalmente em anúncios pagos para rastrear palavras-chave específicas.
Content (Conteúdo): Utilizado para diferenciar anúncios ou links semelhantes que direcionam para o mesmo URL.
Esses parâmetros, quando combinados e adicionados ao final de um URL, fornecem informações valiosas sobre a eficácia das diferentes estratégias de marketing.
Como configurar UTMs orgânicas?
Antes de começar, é importante entender os diferentes parâmetros UTM. Você pode saber mais sobre eles no início desta documentação.
Agora que você está familiarizado com os parâmetros UTM, vamos seguir o passo a passo:
Primeiramente, verifique se o seu link já contém o caractere de interrogação (?). Por exemplo, vamos considerar o seguinte link: https://meucheckout.com/?id=01. Neste caso, o link no qual desejo adicionar UTMs manuais já possui o caractere (?).
Para adicionar um parâmetro UTM, é necessário inserir o caractere de ampersand (&) antes de cada novo parâmetro.
Por exemplo, ao adicionar o utm_source, o link ficaria assim: https://meucheckout.com/?id=01&utm_source=instagram.
Vamos agora examinar outro exemplo com este link: https://meusite.com/.
- Ao analisarmos este link, percebemos que não contém nenhum parâmetro de URL. Neste caso, para adicionar o primeiro parâmetro UTM, precisaremos inserir o caractere (?) antes do primeiro parâmetro, e os próximos serão adicionados utilizando o caractere (&).
O link final ficaria assim: https://meusite.com/?utm_source=instagram ou https://meusite.com/?utm_source=instagram&utm_medium=organic para mais de um parâmetro UTM.
`utm_source=instagram` e `utm_medium=organic` são valores de exemplo, você pode adicionar qualquer valor que atenda sua necessidade depois do ( = ).
Atualizado em: 05/09/2024
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