Artigos sobre: Setup Inicial

Como funcionam as UTMs?

Olá Trackers! Neste artigo vamos explorar mais a fundo o que são UTMs e como configurá-los em plataformas como Facebook, Google e até mesmo em links orgânicos.

Sumário


- Como configurar as UTMs no Facebook?
- Como configurar as UTMs no Google?
- O que são UTMs?
- Como configurar UTMs orgânicas?


Como configurar as UTMs no Facebook ?



Configurar UTMs para rastrear links do Facebook é simples:

Siga o passo a passo abaixo ou, se preferir, assista a este vídeo tutorial: Clique aqui para ver o vídeo

Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.

CheckoutUTMs
Padrãoutm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}|{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}|{{ad.id}}
Hotmartsrc=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}&utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}|{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}|{{ad.id}}
Hotmart Afiliadossrc=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}&sck=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}&utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}|{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}|{{ad.id}}
Vega + Shopifyutm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}\{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}\{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}\{{ad.id}}


❗Passo a passo logo abaixo:



Entre no gerenciador de anúncios do Facebook.
Selecione todos os anúncios em seguida clique em "Editar".

Selecionando anúncios no gerenciador

Desça até "Parâmetros de URL" e cole a configuração de acordo com seu checkout.
Por fim clique em "Publicar".

Colando a configuração de UTMs em Parâmetros de URL



Como configurar as UTMs no Google ?



Configurar UTMs para rastrear links do Google Ads é simples:

Siga o passo a passo abaixo ou, se preferir, assista a este vídeo tutorial: Clique aqui para ver o vídeo

Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.

CheckoutUTMs
Padrão{lpurl}?utm_source=google&utm_medium=cpc_{adgroupid}&utm_campaign={campaignid}&utm_content={creative}&utm_term={keyword}
Hotmart{lpurl}?src=google|{creative}-{adgroupid}|{campaignid}|{keyword}
Hotmart Afiliados{lpurl}?sck=google|{creative}-{adgroupid}|{campaignid}|{keyword}




❗Passo a passo logo abaixo:



Entre no gerenciador de anúncios do google ads
Selecione todas as campanhas.


Selecionando todas as campanhas do google ads

Clique em Configurações e em Configurações de conta:

Configurações de conta

Clique em Codificação automática e desabilite-a

Desabilitando a codificação automática

Clique em Acompanhamento e cole a configuração de UTMs para o google no campo "Modelo de acompanhamento"
Clique em Salvar

Colando a configuração de UTMs

O que são UTMs?



UTMs, baseados na antiga ferramenta de análise web chamada Urchin, são fragmentos de texto adicionados ao final de um URL para fornecer informações específicas sobre a origem do tráfego. Eles consistem em parâmetros, cada um com um propósito distinto:

Source (Origem): Indica a fonte de onde o tráfego está vindo, como Google, Facebook, etc.
Medium (Meio): Define o tipo de tráfego, como social, cpc (custo por clique), orgânico, entre outros.
Campaign (Campanha): Identifica a campanha específica que está direcionando o tráfego, como uma promoção de feriado ou um lançamento de produto.
Term (Palavra-chave): Usado principalmente em anúncios pagos para rastrear palavras-chave específicas.
Content (Conteúdo): Utilizado para diferenciar anúncios ou links semelhantes que direcionam para o mesmo URL.

Esses parâmetros, quando combinados e adicionados ao final de um URL, fornecem informações valiosas sobre a eficácia das diferentes estratégias de marketing.

Como configurar UTMs orgânicas?



Antes de começar, é importante entender os diferentes parâmetros UTM. Você pode saber mais sobre eles no início desta documentação.

Agora que você está familiarizado com os parâmetros UTM, vamos seguir o passo a passo:

Primeiramente, verifique se o seu link já contém o caractere de interrogação (?). Por exemplo, vamos considerar o seguinte link: https://meucheckout.com/?id=01. Neste caso, o link no qual desejo adicionar UTMs manuais já possui o caractere (?).

Para adicionar um parâmetro UTM, é necessário inserir o caractere de ampersand (&) antes de cada novo parâmetro.

Por exemplo, ao adicionar o utm_source, o link ficaria assim: https://meucheckout.com/?id=01&utm_source=instagram.

Vamos agora examinar outro exemplo com este link: https://meusite.com/.

- Ao analisarmos este link, percebemos que não contém nenhum parâmetro de URL. Neste caso, para adicionar o primeiro parâmetro UTM, precisaremos inserir o caractere (?) antes do primeiro parâmetro, e os próximos serão adicionados utilizando o caractere (&).

O link final ficaria assim: https://meusite.com/?utm_source=instagram ou https://meusite.com/?utm_source=instagram&utm_medium=organic para mais de um parâmetro UTM.

`utm_source=instagram` e `utm_medium=organic` são valores de exemplo, você pode adicionar qualquer valor que atenda sua necessidade depois do ( = ).

Atualizado em: 05/09/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!