Como funcionam as UTMs?
Como funcionam as UTMs?
Neste artigo vamos explorar mais a fundo o que são UTMs e como configurá-las em plataformas como Facebook, Google, Pinterest, Tiktok e até mesmo em links orgânicos.
O que são UTMs?
UTMs, baseados na antiga ferramenta de análise web chamada Urchin, são fragmentos de texto adicionados ao final de um URL para fornecer informações específicas sobre a origem do tráfego. Eles consistem em parâmetros, cada um com um propósito distinto:
- Source (Origem): Indica a fonte de onde o tráfego está vindo, como Google, Facebook, etc.
- Medium (Meio): Define o tipo de tráfego, como social, cpc (custo por clique), orgânico, entre outros.
- Campaign (Campanha): Identifica a campanha específica que está direcionando o tráfego, como uma promoção de feriado ou um lançamento de produto.
- Term (Palavra-chave): Usado principalmente em anúncios pagos para rastrear palavras-chave específicas.
- Content (Conteúdo): Utilizado para diferenciar anúncios ou links semelhantes que direcionam para o mesmo URL.
Esses parâmetros, quando combinados e adicionados ao final de um URL, fornecem informações valiosas sobre a eficácia das diferentes estratégias de marketing.
Sumário
- Como configurar UTMs no Facebook?
- Como configurar as UTMs no Google?
- Como configurar as UTMs no Tiktok Ads?
- Como configurar as UTMs no Pinterest?
- Como configurar UTMs orgânicas?
Como configurar as UTMs no Meta/Facebook?
Configurar UTMs para rastrear links do Facebook é simples:
Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.
Padrões de UTMs
✅ Padrão:
utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&utm_medium={{adset.name}}|{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}|{{ad.id}}
✅ Hotmart:
src=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}
utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&utm_medium={{adset.name}}|{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}|{{ad.id}}
✅ Hotmart Afiliados:
sck=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}
utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&utm_medium={{adset.name}}|{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}|{{ad.id}}
❗Passo a passo logo abaixo:
- Entre no gerenciador de anúncios do Facebook.
- Selecione todos os anúncios em seguida clique em "Editar".
- Desça até "Parâmetros de URL" e cole a configuração de acordo com seu checkout.
- Por fim clique em "Publicar".
Como configurar as UTMs no Google?
Configurar UTMs para rastrear links do Google Ads é simples:
Aqui você encontra a configuração de UTMs, necessária para concluir o passo a passo, tanto no vídeo quanto neste artigo.
Padrões de UTMs
✅ Padrão:
{lpurl}?utm_source=google&utm_campaign={campaignid}&utm_medium={adgroupid}&utm_content={creative}&utm_term={keyword}
✅ Hotmart:
{lpurl}?src=google|{creative}|{adgroupid}|{campaignid}|{keyword}
✅ Hotmart Afiliados:
{lpurl}?sck=google|{creative}|{adgroupid}|{campaignid}|{keyword}
Passo a passo no Gerenciador de Anúncios do Google:
- Entre no gerenciador de anúncios do google ads
- Selecione todas as campanhas.
- Clique em Configurações e em Configurações de conta:
- Clique em Acompanhamento e cole a configuração de UTMs para o google no campo "Modelo de acompanhamento"
- Clique em Salvar
Como configurar UTMs orgânicas?
Antes de começar, é importante entender os diferentes parâmetros UTM. Você pode saber mais sobre eles no início desta documentação.
Agora que você está familiarizado com os parâmetros UTM, vamos seguir o passo a passo:
- Primeiramente, verifique se o seu link já contém o caractere de interrogação (?). Por exemplo, vamos considerar o seguinte link:
https://meucheckout.com/?id=01
. Neste caso, o link no qual desejo adicionar UTMs manuais já possui o caractere (?).
- Para adicionar um parâmetro UTM, é necessário inserir o caractere de ampersand (&) antes de cada novo parâmetro.
Por exemplo, ao adicionar o utm_source
, o link ficaria assim: https://meucheckout.com/?id=01&utm_source=instagram
.
Vamos agora examinar outro exemplo com este link: https://meusite.com/
.
- Ao analisarmos este link, percebemos que não contém nenhum parâmetro de URL. Neste caso, para adicionar o primeiro parâmetro UTM, precisaremos inserir o caractere (?) antes do primeiro parâmetro, e os próximos serão adicionados utilizando o caractere (&).
O link final ficaria assim: https://meusite.com/?utm_source=instagram
ou https://meusite.com/?utm_source=instagram&utm_medium=organic
para mais de um parâmetro UTM.
utm_source=instagram
e utm_medium=organic
são valores de exemplo, você pode adicionar qualquer valor que atenda sua necessidade depois do ( = ).
Atualizado em: 25/07/2025
Obrigado!